quarta-feira, 20 de março de 2013


A importancia do pré-natal para uma gravidez segura


Nos nove meses de preparo para o nascimento do bebê, é importante garantir o acompanhamento de profissionais de saúde. O Ministério da Saúde salienta a importância do pré-natal e incentiva todas as mães a buscarem o atendimento gratuito no  SUS - Sistema Único de Saúde.
Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir amãe e seu bebê.
São doenças, infecções ou disfunções que podem ser detectadas antes ou de forma precoce e tratadas de forma rápida. As mães devem iniciar o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez.
Hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis são algumas das hipóteses que podem ser identificadas e tratadas no pré-natal.
Com o acompanhamento pré-natal, as mulheres grávidas se sentem mais seguras, pois são informadas de que sua gestação segue bem. Quando há algum problema, a detecção precoce também auxilia o acompanhamento e pode auxiliar pra que ele não se desenvolva.
Algumas atividades ligadas ao pré-natal são incentivadas pela rede do SUS, como cursos de preparação para o parto e grupos de gestantes.
O Ministério da Saúde lançou a Política de Humanização do Pré-Natal e Nascimento,  que se busca garantir o acesso e a qualidade do acompanhamento pré-natal. Todas as Unidades Básicas de Saúde do SUS devem oferecer atendimento adequado com uma assistência médica freqüente. Também estão inclusos na política do Governo Federal a realização gratuita de exames laboratoriais e o fornecimento de medicamentos, vacinas e outros tratamentos necessários, como por exemplo, o odontológico.
As complicações da gestação, parto e puerpério (período que sucede o parto) constituem a décima causa de mortes em mulheres. Com um acompanhamento pré-natal e atenção ao parto adequados, consegue-se evitar a maior parte dessas mortes.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brasil, Nº18476- Irajá- Rio de Janeiro- RJ

Funcionamento

de Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

Telefone: (21) 3362-1067 | 3362-4310

Tecnologia do Blogger.